Porquê poupar energia? A maior parte do fornecimento da energia doméstica utiliza combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás), mas queimá-los para criar energia produz dióxido de carbono – um dos principais gases de enfeito de estufa. Assim, ao pouparmos energia nas nossas casas, ajudamos a minimizar as alterações climáticas.
Melhoramentos simples em casa:
Cerca de 40% do calor normal de uma casa é perdido através das paredes e do telhado, portanto assegure-se de que os seus estão isolados.
Desligue todas as luzes que não estiver a utilizar. É um mito dizer que deixar as luzes acesas consome menos energia do que reacendê-las, o que não é verdade para nenhuma lâmpada moderna.
As lâmpadas economizadoras utilizam cerca de um quarto da electricidade e duram oito vezes mais do que as lâmpadas convencionais.
Compre aparelhos domésticos de energia eficiente: ao mudar para modelos com menos consumo, como máquinas de lavar roupa, os frigoríficos e as máquinas da louça, pode poupar 33 por cento por ano nas contas de electricidade. Os aparelhos brancos vêm agora com uma classificação de A a G, sendo o A, o modelo mais eficiente, portanto olhe para os símbolos quando comprar um aparelho.
Pequenas mudanças que podem fazer a diferença
- Desligue a televisão e outros aparelhos deixados em stand by e tire da ficha os carregadores dos telemóveis: oito por cento da electricidade usada em casa são perdidos pelo equipamento em stand by.
- Use a máquina de lavar roupa só quando estiver cheia. Lavar a 40ºC em vez de 60ºC poupa um terço de electricidade.
- Mantenha o seu frigorífico a trabalhar com eficiência limpando o pó da serpentina. As serpentinas com pó gastam até 30 por cento mais energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário