15 de janeiro de 2011

Comprar com ética

Antes de fazer uma compra coloque a si mesmo as seguintes questões:
- De onde veio o produto?
- Como e quem fez o produto?     
- Durante quanto tempo irei utilizar o produto?
- Poderá ser reciclado?
- Quantos quilómetros teve de percorrer para chegar até aqui? Existe uma alternativa menos poluente?
- É mesmo fresco? Quem é que o mantém tão fresco?

 Algumas sugestões...

Compre produtos biológicos
Os lavradores registados como produtores biológicos só podem usar sete pesticidas naturais em bases restritas para o controlo de pestes, em oposição aos lavradores comerciais que podem usar até 450 pesticidas. É agora reconhecido de uma forma geral que esta grande combinação de químicos conduz a toda a espécie de riscos de saúde, assim como danifica a estrutura do solo e a vida selvagem.
Além disso a comida biológica tem melhor sabor.

Compre produtos da época
Procure mercearias e mercados de legumes ou pequenos produtores que anunciem na Internet. Comprar alimentos da época significa que irá comer a fruta e os legumes mais frescos e mais saborosos.

Compre produtos locais
Apoiar a sua própria indústria agrícola é crucial para manter as comunidades locais e par reduzir os alimentos de longa distância. Sem os nossos lavradores e sem os pequenos comerciantes não poderíamos ter escolha de como comprar e o que comer.

Escolha indústrias regulamentares
Os produtos de indústrias regulamentares asseguram que os produtores obtêm um preço justo pelo seu produto, proporcionando-lhes segurança e uma economia auto-suficiente.

Compre produtos reciclados
Quanto maior for a procura de reciclados mais os mercados os fornecerão. Procure opções recicladas nas compras do dia-a-dia como papel higiénico, objectos de vidro e sacos de plástico.

Práticas não Éticas
Sabia que?

- Usa-se mais energia a embalar certos alimentos do que nos próprios alimentos.
- A média da distância percorrida pelos produtos dos supermercados é de 16909km.
- 90% do café mundial não têm uma comercialização regulamentada. Milhões de produtores ainda recebem menos de 1% do preço que nos pagamos nas lojas e nos cafés.
- Mais de um em cada quatro de todo o peixe que é pescado é voltado a atirar morto para o mar – cerca de 27 toneladas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário