16 de janeiro de 2011

Conservação e extinção

Nos programas curriculares, verifica-se uma preocupação crescente em abordar temas relacionados com o Ambiente, e a sua conservação. As grandes temáticas da disciplina de Ciências Naturais "Viver Melhor na Terra" e " Sustentabilidade na Terra", representam bem essa preocupação.
Preocupação essa, que se prolonga até aos programas curriculares do 3º ciclo do Ensino Secundário.
Na disciplina de 10º ano de Biologia  podemos encontrar a Unidade "Conservação e Extinção".


A extinção de espécies é um assunto preocupante. Não podemos esquecer que, de diversas formas, dependemos de outras espécies. Também não nos é possível prever que espécies poderão vir a ser úteis como fonte de alimento e de medicamentos. Por exemplo, uma grande percentagem dos medicamentos, actualmente prescritos, contém produtos derivados de plantas ou animais. Contudo a exploração desses produtos, a partir do mundo biológico, ainda está no início. Muitas espécies poderão desaparecer muito antes de sabermos se contém produtos que nos possam ser úteis.
Assim, mesmo limitando-se a uma perspectiva antropocêntrica, devemo-nos lembrar que os processos que ocorrem nos ecossistemas são responsáveis por muitos outros benefícios para a Humanidade, como:

- a manutenção da fertilidade dos solos;
- a prevenção da erosão dos solos;
- o tratamento e a reciclagem de produtos residuais;
- a regulação do ciclo da água e da composição da atmosfera;
- o contolo de pragas na agricultura;
- a polinização.

Se actuarmos em conjunto
 obteremos resultados
de grande alcance

Nenhum comentário:

Postar um comentário