- Parque Nacional: área que contenha maioritariamente amostras representativas de regiões naturais características, de paisagens naturais e humanizadas, de elementos de biodiversidade e de geossítios, com valor científico, ecológico ou educativo.
- Parque Natural: área que contenha predominantemente ecossistemas naturais ou seminaturais, onde a preservação da biodiversidade a longo prazo possa depender de actividade humana, assegurando um fluxo sustentável de produtos naturais e de serviços.
- Reserva Natural: área que contenha características ecológicas, geológicas e fisiográficas, ou outro tipo de atributos com valor cientifíco, ecológico ou educativo, e que não se encontre habitada de forma permanente ou significativa.
- Pa:isagem Protegida: área que contenha paisagens resultantes da interacção harmoniosa do ser humano e da natureza, que evidenciem grande valor estético, ecológico ou cultural.
- Monumento Natural: ocorrência natural contendo um ou mais aspectos que, pela sus singularidade, raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, exigem a sua conservação e a manutenção da sua integridade.
Até há alguns anos, as pessoas que se preocupavam com o ambiente eram consideradas alarmistas. Agora tudo está a mudar de modo rápido. Quando abrimos um jornal deparamo-nos sempre com notícias sobre o impacto do nosso modo de vida no Planeta. Torna-se agora claro que temos de aprender a viver dentro dos limites da natureza. Na disciplina de Ciências Naturais esta é uma temática que faz todo o sentido em abordar. Aqui encontrarão sugestões de como proteger o Nosso Planeta e muito mais...
15 de janeiro de 2011
Como são classificadas as áreas protegidas?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário